Projeto Contemplus

mancini

Projeto Contemplus

Ensino-aprendizagem de Música

A ideia do Projeto Contemplus teve início no final da década de 1980 impulsionada por estudos da linguagem Basic e da utilização do microcomputador, objetivando criar formas de exercitar e treinar elementos teórico-perceptivos musicais.

A motivação inicial se deu, juntamente com outros colegas (estudantes do Curso de Formação Musical da FASCS – Fundação das Artes de São Caetano do Sul e, posteriormente, no Curso de Bacharelado em Música da FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado), pela constatação das grandes dificuldades sentidas na reunião de materiais de um corpo teórico-perceptivo musical que pudesse englobar um sólido Projeto de Formação Musical, desde o nível elementar ou básico até o de níveis mais complexos.

Nessa época, a primeira vez que ouvimos falar de ensino-aprendizagem por computador e outras tecnologias (Internet, telefone celular, tablets etc.), não sabíamos nem como chamar essas possibilidades. Era muito claro que nessa mistura e integração de oportunidades tecnologicas, as pessoas usufruiriam de modo mais imersivo e proveitoso o conteúdo que lhes seria apresentado, num tipo de ambiente virtual mais personalizado às necessidades, estimulando-se o pensamento crítico e a consciência do trabalho em grupo.

Responsive image

Em um projeto de Formação Musical é sempre patente a grande dificuldade encontrada por músicos, professores e principalmente por estudantes, ao acesso e divulgação de materiais que componham um escopo abrangente, eclético e confiável em grande parte de suas abordagens nesse tipo de estudo.
Deve ser enfatizado que a dificuldade não abrange somente o entendimento de assuntos abordados em "sala de aula", mesmo que muitas vezes esse possa ser um problema, mas a ausência de uma forma mais eficiente de acesso e divulgação de conteúdos iniciais e/ou complementares, acompanhados de exercícios e treinamentos, onde o reconhecimento auditivo e o raciocínio dos modelos teóricos subjacentes possam ser eficientemente agregados.

Nesse sentido, o Contemplus, foi criado como o coração desse grande projeto, com o objetivo principal de armazenar e disponibilizar cursos, materiais diferenciados e diversificados de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de música.

Um grande grupo de parceiros e colaboradores composto por amigos, usuários, professores, tutores e alunos auxiliam na difícil tarefa de criar, sugerir e manter as informações relacionadas. O Contemplus já está no ar a cinco anos, e nessa nova fase revisional e reestrutural serão incluídos vários cursos que fazem parte desse conteúdo formativo.

academico-hat

Portanto, o Contemplus, nessa nova fase, deve se fortalecer como um veículo de difusão, divulgação, informação e propaganda, destinado tanto aos usuários amadores quanto aos profissionais, de assuntos relacionados ao amplo campo da Música e da Formação Musical.

Se você tiver alguma sugestão, por favor, sinta-se a vontade para nos contatar.

Envie-nos sua sugestão clicando no botão:

Sugestão

Se o assunto for diferente de uma sugestão, por favor, utilize o botão:

Contato

Obrigado por sua participação. Esperamos que você possa desfrutar do Projeto Contemplus tanto quanto nós temos desfrutado em sua criação, elaboração e manutenção.

Card image cap

O Contemplus não é uma agência nem um site de agenciamento, mas, um veículo de difusão, divulgação, informação e anúncio de diversos tipos de materiais relacionados direta ou indiretamente à área musical.

Desse modo, não podemos nos responsabilizar ou ser responsabilizados pelo conteúdo do que aqui é difundido, divulgado ou anunciado. Os conteúdos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todo material é destinado ao usuário em geral, seja amador ou profissional da área musical. Espera-se que todo e qualquer tipo de material seja sempre observado criticamente.

Procuramos respeitar tanto o direito do autor quanto os direitos conexos da obra, ou seja, o direito que o criador intelectual da obra tem de usufruir dos produtos resultantes da reprodução, da execução ou da representação de suas criações; Indo além, guiamo-nos tanbém pelos direitos dos interesses das pessoas e das organizações que contribuem para tornar essas obras acessíveis ao público ou que acrescentem à obra seu talento criativo, conhecimento técnico ou competência em organização.

Se, por algum motivo, você se sentir desrespeitado ou desrespeitada em seus direitos em face a algum tipo de material aqui reproduzido, por favor, entre em contato conosco para que possamos tomar as devidas providências.

Relembramos aqui a problemática que motivou este projeto: a constatação das grandes dificuldades observadas na reunião, forma e eficiência do estudo do corpo teórico-perceptivo musical que, ao mesmo tempo, possam alicerçar um projeto sólido de Formação Musical.

Nesse cenário, o Projeto Contemplus representa uma diferença qualitativa, ainda que modesta, na reflexão crítica que poderá ensejar, já que os avanços tecnológicos incorporados podem acarretar em uma mudança de enfoque e de perspectivas do processo ensino-aprendizado de música, tornando-o algo perene, não enquanto resultado, mas enquanto método, possibilitando que se lance mão de novas formas de vivenciar a busca do conhecimento, através da educação eclética, dirigida e contínua, mas não de maneira somente presencial em sala de aula, o que propicia mais uma valoração ao Projeto.

Os frutos desse trabalho, evidentemente, somente poderão ser colhidos em longo prazo, pois dependem de elementos que ainda estão em fase inicial de estudos no que tange a avaliação e eficiência de processos embasados na tecnologia da informação como ferramenta interativa no auxílio do processo ensino-aprendizagem de elementos teórico-perceptivos musicais.