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A partir da constatação da incompatibilidade entre as oitavas, quintas, quartas, terças e sextas nos sistemas de afinação pitagórico e natural (suas razões aritméticas são incompatíveis) e da necessidade de um sistema lógico-matemático que permitisse a comparação racional entre notas, intervalos, freqüências, etc., Alexander J. Ellis (1814-1890), o tradutor de Hermann Helmholtz, formulou um sistema numérico de conversão que ficou conhecido como “Sistema de Ellis” ou “Escala de Cents”. Este sistema, adotado pela acústica musical e utilizado atualmente na maioria dos sintetizadores e nas placas MIDI dos computadores, foi exposto por Ellis na seção C, do apêndice XX da tradução de On the Sensations of Tone de Hermann Helmholtz[1] (1885:446-57), onde explica vários cálculos para obtenção de cents a partir de qualquer coeficiente ou intervalo.
O Cent (¢), em princípio, é uma divisão do semitom temperado em 100 partes iguais. Dividir um semitom temperado em 100 partes iguais é o mesmo que dividir a oitava em 1200 partes (desde que a oitava seja dividida em 12 semitons temperados => 12 X 100 = 1200). Um cent pode então ser calculado como a raiz 100ª da raiz 12ª do diapasôn 2:1; ou como a raiz 1200ª de 2:1, ou ainda como 2(1/1200), todos números irracionais. Qualquer dessas operações resulta 1,0005777895, o valor do “cent temperado”.
Podemos seguir o raciocínio de Ellis através dos seguintes passos:
Proposta de Ellis |
Números Irracionais |
Coeficientes |
Semitom Temperado |
= 1,0594630943 |
|
Divisão do semitom temperado em 100 partes iguais |
ou
|
= 1,0005777895 |
O mesmo que o diapasôn dividido em 1200 partes iguais (Temperamento de 1200 partes) |
= 1,0005777895 |
Tabela 1
Utilizando o coeficiente 1,000577790 podemos construir a escala em cents de Ellis partindo de (1,000577790)0 = primeiro coeficiente, passando por (1,000577790)n = coeficiente n (n>=0 e n<=100), até (1,000577790)100.
A escala gerada é a seguinte:
¢ |
COEFICIENTE |
¢ |
COEFICIENTE |
¢ |
COEFICIENTE |
¢ |
COEFICIENTE |
¢ |
COEFICIENTE |
0 |
1,0000000000 |
26 |
1,0151315286 |
52 |
1,0304920203 |
77 |
1,0454808719 |
200 |
1,1224620483 |
1 |
1,0005777895 |
27 |
1,0157180609 |
53 |
1,0310874278 |
78 |
1,0460849398 |
300 |
1,1892071150 |
2 |
1,0011559129 |
28 |
1,0163049322 |
54 |
1,0316831793 |
79 |
1,0466893567 |
400 |
1,2599210499 |
3 |
1,0017343702 |
29 |
1,0168921425 |
55 |
1,0322792750 |
80 |
1,0472941228 |
500 |
1,3348398542 |
4 |
1,0023131618 |
30 |
1,0174796921 |
56 |
1,0328757151 |
81 |
1,0478992384 |
600 |
1,4142135624 |
5 |
1,0028922879 |
31 |
1,0180675812 |
57 |
1,0334724999 |
82 |
1,0485047036 |
700 |
1,4983070769 |
6 |
1,0034717485 |
32 |
1,0186558100 |
58 |
1,0340696295 |
83 |
1,0491105186 |
800 |
1,5874010520 |
7 |
1,0040515440 |
33 |
1,0192443786 |
59 |
1,0346671040 |
84 |
1,0497166836 |
900 |
1,6817928305 |
8 |
1,0046316744 |
34 |
1,0198332873 |
60 |
1,0352649238 |
85 |
1,0503231989 |
1000 |
1,7817974363 |
9 |
1,0052121400 |
35 |
1,0204225363 |
61 |
1,0358630891 |
86 |
1,0509300646 |
1100 |
1,8877486254 |
10 |
1,0057929411 |
36 |
1,0210121257 |
62 |
1,0364615999 |
87 |
1,0515372810 |
1200 |
2,0000000000 |
11 |
1,0063740777 |
37 |
1,0216020558 |
63 |
1,0370604565 |
88 |
1,0521448482 |
|
|
12 |
1,0069555501 |
38 |
1,0221923267 |
64 |
1,0376596592 |
89 |
1,0527527665 |
|
|
13 |
1,0075373584 |
39 |
1,0227829387 |
65 |
1,0382592080 |
90 |
1,0533610360 |
|
|
14 |
1,0081195029 |
40 |
1,0233738920 |
66 |
1,0388591033 |
91 |
1,0539696569 |
|
|
15 |
1,0087019838 |
41 |
1,0239651867 |
67 |
1,0394593452 |
92 |
1,0545786295 |
|
|
16 |
1,0092848012 |
42 |
1,0245568230 |
68 |
1,0400599339 |
93 |
1,0551879540 |
|
|
17 |
1,0098679554 |
43 |
1,0251488012 |
69 |
1,0406608696 |
94 |
1,0557976305 |
|
|
18 |
1,0104514465 |
44 |
1,0257411214 |
70 |
1,0412621525 |
95 |
1,0564076593 |
|
|
19 |
1,0110352747 |
45 |
1,0263337839 |
71 |
1,0418637829 |
96 |
1,0570180406 |
|
|
20 |
1,0116194403 |
46 |
1,0269267888 |
72 |
1,0424657608 |
97 |
1,0576287745 |
|
|
21 |
1,0122039434 |
47 |
1,0275201363 |
73 |
1,0430680866 |
98 |
1,0582398613 |
|
|
22 |
1,0127887842 |
48 |
1,0281138267 |
74 |
1,0436707604 |
99 |
1,0588513012 |
|
|
23 |
1,0133739629 |
49 |
1,0287078600 |
75 |
1,0442737824 |
100 |
1,0594630944 |
|
|
24 |
1,0139594798 |
50 |
1,0293022366 |
76 |
1,0448771529 |
|
|
|
|
25 |
1,0145453349 |
51 |
1,0298969567 |
77 |
1,0454808719 |
|
|
|
|
Este sistema escalar possibilita a comparação entre coeficientes ou frequências tornando mais acurada a noção da magnitude, ou grandeza proporcional, da relação entre elas.
“Quando os ‘números intervalares’ ou seja, os números das alturas de duas notas foram encontrados (ou ‘a razão do intervalo’, ou seja, a razão dos números dados teoricamente por meio dos números das alturas, ou da proporção entre eles, ou do comprimento da corda, ou do ‘comprimento da onda’), é necessário, de forma a ter uma concepção do próprio intervalo, por comparação com o piano ou outro instrumento afinado intencionalmente com o temperamento igual, determinar o número de cents, ou centésimos de um semitom igual, deste intervalo. Os cents foram usados extensivamente nas notas, e ocasionalmente introduzidos no corpo do texto, desta tradução” (ELLIS, 1885:446)[2].
Note que esta escala é geométrica e não acústica[3] já que transforma uma escala de crescimento geométrico (as freqüências tem um crescimento logarítmico formando uma progressão geométrica) em uma possibilidade de visualização linear eqüitativa (progressão de crescimento aritmético), ou seja, as operações entre os coeficientes dos sons e intervalos passam a ser aritméticas (podem ser realizadas através da soma/subtração e “imaginadas” linearmente), como por exemplo, no teclado de um piano que transforma as freqüências dos sons existentes (crescimento logarítmico) em teclas lineares correspondendo a cada uma das cordas e notas (crescimento aritmético, linear).
A fórmula matemática para o cálculo do valor de qualquer coeficiente em cents é:
cents = 1200 X logaritmo do coeficiente desejado na base 2
Os cents, portanto, são usados como uma pequena medida logarítmico-geométrica na comparação entre grandezas intervalares.
O desconhecimento da utilização dos cents por músicos e professores de música se deve em grande parte às dificuldades históricas inerentes ao entendimento e ao cálculo utilizando números irracionais e logaritmos.
Comparação |
Cálculo |
Comentários |
3ª maior temperada = e 3ª maior natural = 5:4
|
(1200 X = 400 cents) - (1200X = 386,3137139 cents) = (400 – 386,3137139) = 13,6862861 |
A 3ª maior temperada corresponde a 400 cents. A 3ª maior natural 5:4 corresponde a 386,3137139 cents. Resolvendo as expressões (400 – 386,3137139 = 13,6862861), podemos concluir que a 3ª maior temperada é 13,6862861 cents (de um semitom) mais alta que a natural. |